Isso devido a relação existente entre o processo da metamorfose da borboleta e o emagrecimento proporcionado pelo procedimento.
Ambos processos são desafiadores, mas que, se vencidos, trazem uma transformação surreal. Fique conosco até o final deste artigo e saiba mais sobre!
A etimologia da palavra metamorfose no grego se dá por 'metábole', que significa mudança.
Quando observamos o ciclo da vida de uma borboleta, é visto que elas sofrem várias mudanças ao longo de seu desenvolvimento.
Sendo que sua vida é divida em 4 estágios:
Em seu segundo estágio, o de lagarta, ela fica escondida entre as folhas para não ser devorada por seus predadores, além de se alimentar delas excessivamente até avançarem ao estado de casulo.
Esse estágio se assemelha a pessoas obesas que se escondem assim como a lagarta.
Mas que, por sua vez, em roupas largas, extrema simpatia e com a fala de que tudo está bem.
Sendo que tentam se tornar invisíveis aos seus predadores que muitas vezes são a opinião alheia, a indústria da beleza, entre outros.
Isso acontece devido ao medo que essas pessoas sentem de serem rejeitadas e para continuarem se alimentando excessivamente sem pensar nas consequências de suas ações.
Assim, o estado começa a se agravar...
Depois de algum tempo a lagarta passa por mudanças de pele e através do fio de seda que produz constrói o seu casulo.
Nesse estágio ela fica completamente imóvel, sofrendo a transformação necessária para um estado melhorado que dá surgimento ao seu estágio como borboleta.
O mesmo acontece em relação às pessoas obesas, as quais nesse estado de casulo ficam em frente a tv, indispostas e não querem ver ninguém, ou melhor, não querem ser vistas por ninguém, ou seja, ficam imóveis.
Além disso, ficam vulneráveis a doenças e depressão devido ao físico e psicológico que vão de mal a pior.
Fato é que, essas pessoas não querem permanecer nessa situação, só que precisam decidir pela transformação.
Para a pessoa obesa, só é possível sair do casulo através da tomada de decisão dela, que é provocada por motivos como riscos de doença, dores, não achar mais roupas.
Além disso, o anseio de viver novamente, voltar a ser visto e admirado, tendo a liberdade de ir a qualquer lugar sem sentir culpa ou constrangimento contribuem para a decisão de mudança.
Esses motivos impulsionam a pessoa obesa a decidir pela bariátrica para então sofrer sua metamorfose.
Contudo, esse não é um processo mágico, você sofre uma transformação da mesma forma que a borboleta, ou seja, será um período solitário, doloroso e cansativo.
Embora desafiadora, a cirurgia bariátrica é segura, tendo uma atenção especial dada ao tempo de recuperação que é longo e pode causar complicações aos seus pacientes.
O impacto da mudança drástica na alimentação, peso e estilo de vida não pode ser ignorado.
Mesmo as pessoas obesas tomando a decisão pela bariátrica que faz a perda de peso ser rápida, a mentalidade de ninguém muda da noite para o dia.
Portanto, há risco do paciente recuperar todo o peso perdido com a cirurgia.
Para mudar e vencer seus paradigmas, bem como o desafio da bariátrica por completo, mais uma vez é importante olhar para os pequenos insetos.
A borboleta passa de um ser imóvel em seu estado de casulo para ser completamente livre com as asas que obtém, voando mundo a fora e podendo ir aonde deseja.
Visto que é como se ela nem tivesse passado por dores e dificuldades até chegar nesse estado.
Uma vez que a lagarta se torna uma borboleta ela nunca mais volta a estar no estado de lagarta.
Sendo assim, é ideal que o foco de quem se submete a bariátrica seja no resultado satisfatório que lhe será oferecido pelo corpo novo.
Alguns dos benefícios que irão recuperar sua confiança, autoestima e felicidade são:
De fato, você ganha asas e pode voar para onde quer e já não quer se esconder mais como nos tempos de lagarta, assim podendo viver a liberdade que há muito tempo não vivia.
Olhando para o ciclo das borboletas se consegue ter forças para suportar e superar os obstáculos impostos pelo procedimento.
Lembre-se que uma lagarta após se tornar borboleta nunca volta ao seu estágio inicial!
Especialista em Cirurgia Bariátrica, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Cirurgia Metabólica, tendo realizado mais de 10.000 procedimentos minimamente invasivos para o tratamento da obesidade e diabetes.
Rua Trinta e Quatro, nº 157
Setor Marista | Goiânia/GO
CEP: 74150-220
Telefone: (62) 4009-1919
WhatsApp: (62) 99690-1942