A Gastrectomia Vertical é um tipo de cirurgia de bariátrica (de obesidade) que consiste em uma operação puramente restritiva que visa reduzir o tamanho do estômago para algo em torno de 200 ml.
Gastrectomia tubular, Cirurgia de Sleeve ou Gastrectomia em manga!
Assim como a maioria das cirurgias bariátricas, o maior objetivo da Gastrectomia Vertical é tratar a obesidade mórbida.
Com essa cirurgia é possível que o paciente perca até 40% de peso em relação ao inicial, mas na média, fica entre 25 e 30%, e a perda de peso se dá unicamente pela restrição à quantidade de alimento ingerido.
Uma das principais ações da Gastrectomia Vertical é a retirada da parte esquerda do estômago reduzindo a capacidade de armazenamento de comida e eliminando a parte que produz a grelina, o hormônio responsável pela regulação da fome.
A cirurgia da obesidade tipo Gastrectomia Vertical é indicada para pessoas que não obtiveram êxito em outros tratamentos de forma natural tentados por pelo menos dois anos ou quando ela tem um IMC (Índice de Massa Corporal) superior a 40kg/m2.
Pessoas que apresentam IMC superior a 35 kg/m2 também podem realizar a Gastrectomia Vertical – Sleeve desde que também apresentem outros tipos de doenças que podem ter relação com a obesidade, como por exemplo:
Por ser uma cirurgia de maior complexidade, não são todos os profissionais que devem realizar esse tipo de cirurgia.
Para realizar o procedimento de Gastrectomia Vertical o paciente se submete a anestesia geral. A cirurgia costuma demorar em torno de 1:30 horas, porém a internação é de aproximadamente dois dias, sendo analisada caso a caso.
Geralmente são feitos pequenos buraquinhos no abdômen do paciente por onde serão inseridos tubos e instrumentos para realizar os cortes necessários no estômago.
Essa técnica é conhecida como videolaparoscopia e não requer um grande corte na pele para executar a cirurgia!
Existem algumas vantagens pontuais da Gastrectomia Vertical em relação aos outros tipos de cirurgia de obesidade:
Apesar das várias vantagens, a Gastrectomia Vertical ainda é uma das técnicas mais agressivas para o organismo, e ao contrário das cirurgias do tipo ByPass Gástrico, a Gastrectomia Vertical é irreversível.
Assim como toda cirurgia, a Gastrectomia Vertical também pode apresentar riscos e complicações.
Provocar náuseas; vômitos; e sensações de azia estão entre as reações mais leves que podem ser provocados pela Gastrectomia Vertical.
Entre as piores complicações podemos citar a hemorragia e o surgimento de uma fístula, que é a criação de um canal acidental entre o estômago e a cavidade abdominal, que pode aumentar a probabilidade de contrair infecções, sendo necessário nesses casos, promover uma nova cirurgia, ou outros tratamentos agressivos que por si só já é um risco.
A perda de peso é gradual e requer alguns cuidados e algumas mudanças no hábito de vida do paciente, tais como:
O cumprimento de todos esses cuidados pode permitir que a recuperação seja menos dolorosa e mais rápida.
Especialista em Cirurgia Bariátrica, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Cirurgia Metabólica, tendo realizado mais de 10.000 procedimentos minimamente invasivos para o tratamento da obesidade e diabetes.
Rua Trinta e Quatro, nº 157
Setor Marista | Goiânia/GO
CEP: 74150-220
Telefone: (62) 4009-1919
WhatsApp: (62) 99690-1942